
Trabalho em uma escola localizada na periferia do município de Alvorada. Seus moradores, em sua grande maioria, buscam seu sustento através da coleta e venda de materiais reciclados. Coleta esta realizada com o auxilio de carroças e, consequentemente cavalos.
E é justamente neste ponto, cavalos, que queria chegar. Tenho uma turma muito agitada, formada basicamente por meninos. Estes por sua vez, filhos destes catadores. Neste sentido todos tem uma forte relação e conhecimento sobre cavalos. Então este também passou a ser o principal assunto na sala de aula: o cavalo mais bonito, o que corre mais, o maior, o mais veloz, o mais manso, etc.
É cavalo das oito ao meio dia.
Foi então, que com base em tudo que já estudamos até aqui, caráter investigativo, bagagem cultural, projetos de aprendizagem, planejamento,..., que decidi já há algumas semanas, montar um projeto de aprendizagem com os alunos sobre os tais cavalos.
A recepção não poderia ter sido melhor. Eles ficaram entusiasmadíssimos com a idéia e não param de pensar e falar nisso.
Conversei sobre a idéia com a colega Ana Lúcia, que trabalha no Ambiente Informatizado na mesma escola, ela gostou da idéia e resolveu entrar no projeto, então desenvolveremos juntas.
Estamos indo devagar, pois ainda não sabemos bem como fazer, pois são muitas idéias dos alunos e precisamos dar a direção do trabalho. Como não sabemos nada sobre o assunto, ainda estamos pesquisando e coletando materiais, mas o pontapé inicial já foi dado. Os alunos escreveram tudo que já sabiam e tudo que gostariam de saber sobre os cavalos. Hoje vou mandar um email para professora Bea para perguntar como podemos elaborar a questão norteadora no meio de tantas perguntas.
2 comentários:
Adriana, que legal!
Olha só: uma colega lá da escola é do piquete Bate Casco e desfila, cavalga, participa ativamente da semana Farroupilha. O nome dela é Patrícia. Se quiseres entrar em contato manda um email que eu te dou telefone dela, ok?
Bjs
Que interessante Adriana! Estavas atenta observando os interesses dos teus alunos e os transformaste num projeto. Não deixa de registrar isso, pois pode virar um artigo, um trabalho para ser apresentado num congresso... Desejo um bom trabalho para vocês!
Virei te visitar mais vezes para ver o andamento do projeto.
Um abraço, Simone - Tutora sede
Postar um comentário