Não sei!

Esta semana tivemos aula do Seminário Integrador III e algumas dúvidas que ainda tinha sobre o tal portifólio foram sanadas. Mas o que era portifólio, como inserir os tais marcadores e como fazer as postagens no meu blog eu já sabia, o uso das ferramentas tecnológicas nunca foi meu problema, minha única dúvida ainda é sobre o que escrever. Devo dizer que estava ansiosa para que as interdisciplinas deste semestre começassem logo, afinal Artes, Música, Teatro e Ludicidade são fundamentais para nossa prática docente, e sempre tive muita dificuldade em traze-las para minha sala de aula devido a uma timidez horrorosa que toma conta de mim sempre que penso em fazer algo parecido. NÃO SEI, acho que devo ter criado uma espectativa muito grande no início do semestre e cabei me desapontando um pouco com o rumo que as interdisciplinas tomaram. NÃO SEI o que escrever no blog que possa ser útil para construção do meu portifólio no final do semestre, ainda não consegui fazer muita relação com os temas e com o rumo das atividades que estamos desenvolvendo nas interdisciplinas com minhas aulas, meus alunos. NÃO SEI! Será que sou eu que não estou entendendo o x da questão , as entrelinhas? Ainda estou aguardando. A cada atividade que iníciamos tento fazer essa relação, teoria x prática, mas ainda não consegui. Imaginava que estas interdisciplinas iriam nos trazer novidades para trabalharmos com nossos alunos, novas técnicas, recursos, enfim, idéias novas. Ainda não consegui relacionar meus alunos com Diego Velazquez, por exemplo. Gostei muito da atividade, a obra "As meninas" é incrível, adorei interpretá-la, busquei muitas informações sobre ela na internet, gosto muito do assunto já que sempre sonhei em fazer Artes Plásticas, mas nunca tive condições, sabem como é salário de professora. Na interdisciplina de música e Literatura, me sinto da mesma forma, desanimada. Talvez esteja me precipitando, pois iniciamos recentemente e ainda estamos na "sondagem". Será isso?
Hoje comecei a fazer uma história coletiva com meus alunos da 3ª série, vamos ver no que vai dar, depois vou postar o resultado aqui no blog.
Bem o negócio é esperar as próximas atividades e ver se minha visão muda. Talvez o problema seja eu mesma. Ou não!
Mas e o tal portifólio?
NÃO SEI!

4 comentários:

Adriana Irigaray disse...

Bom dia Adriana, lendo a tua postagem acredito que estejas, ainda, um pouco anciosa a respeito, do que colocar no portfólio. Hoje, temos um objetivo para o mesmo, antes fazíamos postagens mais soltas. Continue postando o que tu pensas ser importante, à partir das tuas experiências vividas como aluna, e como professora, estes trabalhos que já vêm desenvolvendo com teus alunos, desde o começo do curso. Dessa forma, logo tudo começará a ficar mais claro para ti. Se precisares de ajuda, estamos a disposição. Tu sabes que, que és uma pessoa de grandes capacidades, não desanime.
Bom final de semana!
Bjs...

Mário Augusto disse...

Olá Adriana, ainda não conhecia teu blog, estou dando uma passada rápida. Então, confesso que não tenho as mesmas dificuldades que tu tens em relação as interdisciplinas que citas na tua postagens. Estou conseguindo realizar muitas coisas, na verdade já tinha algum conhecimento sobre o que estamos estudando. Vi que tens uma terceira série, acho fundamental conhecer o universo dos teus alunos e a partir daí começar a trabalhar com arte, de modo geral, mas que, tudo o que trabalhares posa fazer relação com a cultura dos teus alunos. Entenda-se cultura a vida deles, desde o nascimento até o tempo presente. Bem, estou mandando o que conseguir fazer do nosso trabalho em grupo. Mandei pelo e-mail. Até mais!

Catia Zílio disse...

Olá, Adriana! Vejo que tem muitas dúvidas, porém isto não precisa ser visto como algo ruim. Penso que as dúvidas são mais produtivas que as certezas e certa vez li que são elas que nos fazem caminhar, então temos que aproveitá-las. Minha sugestão é que começes a identificar quais as tuas dúvidas e dificuldades, expectativas, necessidades... em relação às interdisciplinas e ao curso. Traçar objetivos é um ponto importante para iniciar a caminhada. PS. Senti falta do teu relato sobre a atividade de teatro. Conte-nos o que já fizeste com teus alunos e não esqueça que a entrega do Inventário Criativo é no próximo fim de semana. Abraços, Cátia

Catia Zílio disse...

Oi, Adriana!
Agora passei aqui para fazer uma cobrança: Como foi a história coletiva com tua turma da 3ª série? Lembra que ficaste de postar os resultados...
Abraços, Cátia