Postagem no fórum de Literatura "Contação de histórias" em 25/09/2007 21:07:52

Gente estas interdisciplinas deste semestre realmente mexem com a gente!Ontem na aula de música parei para pensar e cheguei a triste conclusão que minha mãe não cantava para mim, ao menos eu não me lembro. Agora percebo que ela também não me contava histórias. Estou em crise!Assim como no caso das músicas, não consigo me lembrar de momentos em que ouvia histórias em casa ou na escola. Acredito que o fato de pertencer a uma familia um tanto reservada, com muitas crenças e vergonhas tenha um peso enorme nesta deficiência "historial" e "musical". O pouco que me lembro são raros momentos em que minha avó nos contava as peripercias do meu pai quando criança, até mesmo para nos defender dos castigos. Devo admitir que não tinha o hábito da leitura, somente o desenvolvi com o tempo, até mesmo porque não encontrava livros em casa, meus pais não tinham este hábito e por isso, durante algum tempo, a leitura era sinônimo de tortura para mim. Na escola também não me recordo de momentos literários, sempre tive professoras, que hoje posso dizer, eram super "tradicionais", não as culpo por isso, hoje entendo a dificuldade pelas quais elas passavam, mas infelizmente não passei por nenhuma das consideradas "doidas" na época, se hoje somos rotuladas desta forma, quem dirá as que tentavam trazer o diferente para dentro da sala de aula há quinze anos atrás.Devido a esta criação, hoje ainda enfrento certa dificuldade em me expor na frente dos alunos, admiro muito aquelas que botam a cara na frente e encorporam os personagens, acho fantástico e gostaria muito de ser assim, mas acho que já melhorei muito, não quero que daqui uns anos meus alunos passem pelo que estou passando e ao olharem para trás não lembrem de momentos tão divertidos e maravilhosos que infelizmente eu não tive mas que quero muito proporcionar a eles..

Um comentário:

Catia Zílio disse...

Olá, Adriana!
As questões que abordas me remetem a pensar como se desenvolve o prazer pela leitura. Já li e ouvi diversas vezes que mesmo antes de aprender a ler a criança deve tomar contato com a leitura - ouvir histórias, manusear livros, ver as pessoas que estão a sua volta lendo... Sabemos que isto nem sempre acontece e com a maioria dos nossos alunos das classes populares isto é muito raro, ao mesmo tempo na escola a leitura é vista como obrigação, conteúdo para avaliação - "vale nota"; a biblioteca não é explorada em todo o seu potencial... e mais uma vez: onde fica o gosto pela leitura?
Entretanto, penso que não podemos perder muito tempo procurando culpados (a família, os professores, a escola...), mais importante é pensar no que fazermos e podemos fazer para que seja diferente, não concordas?
Assim, que tal registrar tuas mudanças e propostas?
Abraços, Cátia