Analisando meu portfólio e a apresentação individual realizada no dia 07 de janeiro deste ano, no qual estava extremamente nervosa, sabendo previamente que seria a primeira a se apresentar devido à ordem alfabética, mais nervosa ainda. Apesar de preferir ser a primeira, pra acabar com o sofrimento logo, é difícil, pois não teria parâmetros, pois sempre é bom ver o trabalho dos outros para que possamos nos auto-avaliar e quem sabe reformular alguma coisa em nossa apresentação.
Fiz parte do grupo analisado pelo professor Bento da Interdisciplina de Artes Visuais, juntamente com a tutora Maura e as colegas Alexandra, Aline, Ana Cláudia, Ana Lúcia, Ana Maria, Ana Paula, Andréia e Antônio.
A maior parte dos colegas, assim como eu, utilizou como recurso visual a apresentação em slides, maravilhosamente ensinado pela professora Silvia lá no primeiro semestre do curso. Este é um excelente recurso, pois o mesmo nos auxilia muito na apresentação oral, ajudando muito na organização de nossos pensamentos. Alguns também levaram trabalhos dos alunos para expor, o que enriqueceu bastante as apresentações.
Estes foram os meus slides:
Analisando os relatos dados pelos colegas pude perceber que, assim como eu, todos demonstraram mudanças em suas vidas pessoais e profissionais ao longo do semestre, tendo como principal motivação as leituras e as atividades realizadas no semestre. Hoje vemos coisas que anteriormente só enxergávamos. Já conseguimos fazer paralelos entre as teorias e as práticas, coisas que inicialmente nos pareciam impossíveis. O fato das interdisciplinas deste semestre propor atividades bem práticas, fez com que as escolhas fossem diversificadas. Cada colega deveria escolher a mudança mais significativa em sua vida pessoal ou profissional. Cada uma tentou evidenciar tais mudanças em alguma atividade realizada ao longo do semestre. Como no estudo da arte, onde aguçamos nosso olhar. Nas técnicas de teatro, onde algumas tiraram suas máscaras e outras colocaram. Na literatura infantil que sempre nos leva a refletir e sonhar. Nas brincadeiras, voltamos a ser criança. Mas o importante, acredito eu, é que todos conseguiram fazer pontes entre as interdisciplinas, que a cada fala se misturavam. O difícil era identificar de qual interdisciplina a colega estaria se referindo. Assim como eu, minhas colegas escolheram uma atividade como foco principal de suas apresentações, mas que também contemplava as outras interdisciplinas. Já que todas influenciaram em tais mudanças. Ora em um texto, uma atividade, uma conversa com a professora ou tutora, uma e-mail, uma participação no fórum, onde todas em conjunto levaram a tais mudanças. Afinal são interdisciplinas. Todos nós encaramos as Interdisciplinas do semestre como grandes desafios, já que os assuntos estudados, como a professora Suyam dizia que eram para nos "desacomodar" e assim ocorreu com todos. Esta "desacomodação" gerou mudanças e tais mudanças ficaram evidentes em cada portfólio.
Então continuemos "desacomodadas" e incomodando!
Complemento : Como a tutora Andreia solicitou, estou aqui para complementar minha postagem feita no dia 31.03 sobre a análise do meu portfólio 2007, relatando sobre a escolha da atividade referente à minha apresentação do mesmo, realizada em janeiro deste ano. Como já relatei no portfólio e no dia da minha apresentação individual, sempre tive dificuldade em expor minha figura e minhas idéias frente a outras pessoas. De certa forma tinha medo de ser avaliada ou julgada por minha postura ou idéias. Sendo assim escolhi as atividades relacionadas às interdisciplinas de Teatro, Literatura e Ludicidade como as mais significativas, creditando a elas as mudanças ocorridas em minha vida pessoal e profissional. Salientei minha participação em uma atividade na escola em que trabalho, onde encenei juntamente com algumas colegas, uma obra de literatura infantil na feira do livro da escola, ocorrida em novembro de 2007, em que eu representava a personagem Rapunzel. Creditei a estas interdisciplinas tal mudança de comportamento, tendo em vista que elas foram pra mim as mais difíceis e desafiadoras, pois para desenvolver as atividades propostas por elas deveria me expor frente a meus alunos, o que até então era para mim muito constrangedor. Hoje, já realizo atividades lúdicas com minha turma com mais facilidade, o que melhorou e muito minha relação com as crianças, tanto na escola como na família. Hoje me sinto mais próxima deles.
Estas foram as interdisciplinas do semestre passado e meus conceitos: (2007/2)
- ARTES VISUAIS - A
- LITERATURA INFANTO JUVENIL E APRENDIZAGEM - A
- LUDICIDADE E EDUCAÇÃO - A
- MÚSICA NA ESCOLA - A
- SEMINÁRIO INTEGRADOR III -A
- TEATRO E EDUCAÇÃO - A
2 comentários:
Oí, Adriana desde o começo do curso vens desenvolvendo um trabalho de grande qualidade, com teus alunos. Apartir da tua avaliação,quem sabe dar alguns pequenos ajustes, ajude? Já, já, esta atriz global desbanca uma Glória Menezes, qualquer.
Bjs....
Ola Adriana!
Realmente observar e refletir sobre o trabalho e id�ias de nossos colegas � algo muito valioso pra enriquecermos nosso conhecimento e teres sido a primeira te tirou essa oportunidade, mas somente naquele momento, pois como podemos ver pelo teu texto, foi �til para uma constru�o posterior.
Achei bastante relevante o link que tu faz entre a forma da tua apresenta�o e a da maior parte do grupo (com slides) e a aprendizagem dessa ferramenta ainda no in�cio do curso, porque isso demonstra uma conex�o, que estas estabelecendo, entre as diferentes interdisciplinas e o teu aprendizado como um todo.
Muito importante a tua an�lise sobre a diferen�a que as aprendizagens com o curso, est�o trazendo a tua pr�tica docente e a de teus colegas.
Senti falta que tu aprofundasses, um pouquinho mais, os motivos da escolha do tema que motivou tua apresenta�o.
Um grande abra�o,
Andr�a
Postar um comentário