II Semestre / 2008

Estas serão as interdisciplinas deste semestre:
5º SEMESTRE DO CURSO:
  • ORGANIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL : Estudo teórico-prático da organização da escola enquanto mediadora de políticas, de concepções pedagógicas e de modelos organizacionais e de tempo-espaço para a construção de uma escola pública, democrática e de qualidade. Organização curricular da escola: exigências normativas, autonomia, papel dos diferentes atores e suas relações no pensar-fazer do projeto pedagógico - tempos e espaços escolares, componentes curriculares/avaliação, gestão democrática da escola: autonomia pedagógica, financeira, administrativa.
  • ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO : A educação escolar como direito da cidadania e dever do Estado e da sociedade no contexto atual brasileiro e em perspectiva histórica. A organização da educação nacional: estrutura dos níveis de ensino; estrutura dos sistemas de ensino; competências das esferas de governo para com a educação; instâncias de acompanhamento e de controle público. As políticas públicas, seus fundamentos, orientação e planos de ação do governo como instrumentos de possibilidades para a garantia de acesso e permanência na educação escolar: financiamento; valorização do magistério; políticas curriculares de avaliação, dentre outras políticas e programas.
  • PROJETO PEDAGÓGICO EM AÇÃO : A investigação como princípio educativo e a formação de professoras-investigadoras-em-ação; materiais didáticos: análise, adequação e preparação - perspectivas histórico-sociais; práticas docentes e discentes: a busca de um equilíbrio dinâmico; didática e conteúdos curriculares: possibilidades interdisciplinares.
  • PSICOLOGIA DA VIDA ADULTA : A disciplina trabalha com a aprendizagem na vida adulta a partir do referencial teórico piagetiano enfocando principalmente a educação de jovens e adultos. Questiona também as transformações na convivência do adulto a partir de temas atuais como relacionamentos afetivos, trabalho, educação, etc.
  • SEMINÁRIO INTEGRADOR V : Desenvolvido em dois momentos: no início do semestre tem como objetivo oportunizar o conhecimento mútuo entre professores e alunos e definir aspectos relativos à dinâmica do trabalho e as especificidades de cada desdobramento do eixo; no final do semestre, o segundo seminário, oportunizará a integração das aprendizagens realizadas nos diferentes enfoques trabalhados no eixo V.

Fonte: Site UFRGS

7 comentários:

Kátia Diehl. disse...

Olá Adriana !
Um feliz início de semestre para você !
Abraços !
Kátia Diehl.

Luciene Sobotyk disse...

Oi Adriana!
Pois é,teremos muitas coisas a fazer este semestre.É preciso organizar bem nosso tempo de estudo.Boa semana prá ti!Beijos,Luciene

Cris disse...

Oi Adri, como está? Já estou com saudades de ti, por isto passei aqui no teu Blog para matar um pouquinho esta saudade.
Pelo que pude perceber, este semestre teremos muitas atividades, muitas informações, então colega querida,força e vamos lá.Temos força pois estamos todas juntas, nesta corrente de aprendizagens.
Beijos Cris

Luciene Sobotyk disse...

Oi Adriana!
Não conversamos na presencial,mas desejo que tenhas um semestre cheio de sucesso e prá completar,que tenhas também,uma ótima semana.Beijos,Luciene

Unknown disse...

Oi lindona! Só passei pra te desejar um excelente semestre e também dizer que AMO TU!

Unknown disse...

Oi Adriana,
adorei a tua página.
Seguimos conversando.
beijos
Professora Mariângela Bairros

Unknown disse...

Oi Adriana,
adorei a tua página.
Seguimos conversando.
beijos
Professora Mariângela Bairros