Como nosso Projeto de Aprendizagem é sobre códigos, achei importante divulgar o trabalho realizado por esta ONG aqui no município de Alvorada, que também realiza atividades com xadrez nas duas escolas em que trabalho.
Trabalhando com inclusão: Xadrez para crianças com dificuldade visual
Em Alvorada – RS, peças gigantes de xadrez estão sendo construída pelos alunos da 7º Série da E.E.E.M. Senador Salgado Filho. O projeto faz parte da parceria com o Conselho Municipal do Meio Ambiente – Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente. Os recursos são oriundos de multas ambientais em empresas que desrespeitam o meio ambiente e são aplicados em projetos de Educação Ambiental em Escolas Estaduais e entidades de Alvorada.
As Oficinas de Xadrez da Embrião atende as crianças do ensino fundamental e uma turma de alunos com Deficientes Visuais do Projeto VEMOS COM AS MÃOS, coordenado pela Professora Fátima. Esta turma utiliza tabuleiro de xadrez especial: As casas brancas são rebaixadas e as peças pretas são ásperas e as brancas lisas e as letras que definem as colunas e os números que definem as linhas são em braille.
As oficinas são gratuitas, para participar as crianças levam pilhas usadas e ganham pecinhas de xadrez feitas em gesso. Aprendem que a natureza é tão frágil quanto o gesso.
LINKS:
Fonte: Projeto Vemos com as Mãos – Coordenadora Professora Fátima Papietagem e oficina de Xadrez: Janete Soares dos Santos – Presidente Embrião
Um comentário:
Adria querida, que projetos relevantes!! E bem dentro das questões do PA de vocês.
Um abraço
bea
Postar um comentário