Módulo 4 / Organização do Ensino Fundamental

De acordo com os vídeos e com o que estudamos nesta interdisciplina ao longo deste semestre, Gestão Democrática é um processo pelo qual todas as escolas e instituições educacionais deveriam se guiar e buscar para que tenhamos uma educação realmente igualitária e valiosa. Uma Gestão verdadeiramente Democrática tem como base a participação efetiva de todos os segmentos da comunidade escolar no cotidiano da escola e, especialmente, em momentos importantes de tomadas de decisões. Para que possamos realmente ter presente em nossas escolas públicas este tipo de gestão é necessário que todos os envolvidos primeiramente aprendam o que é a verdadeira democracia, para que ela serve e como funciona. Tal aprendizado que cito envolve todos os segmentos da comunidade escolar, inclusive e principalmente a meu ver os profissionais da educação, como professores e equipes diretivas. Como coloquei no fórum desta atividade, não vejo as pessoas com quem trabalho diariamente, preparadas para usufruir desta tão sonhada democracia. No meu entendimento a Gestão Democrática não se restringe apenas as questões administrativas que envolvem o contexto escolar, discutindo a aplicação de verbas, esta parte conceituo até como a mais fácil, sei por que por dois anos fui a presidente do conselho escolar na escola em que trabalho, as verbas eram tão poucas que realmente não havia muito o que discutir. O que me preocupa é tal gestão também nas relações pedagógicas, onde não lidamos com papéis e sim com pessoas. Pessoas estas, no caso dos profissionais da educação, com certezas, saberes e crenças antigas difíceis de serem transformadas. Em sua maioria, profissionais cansados, com carga horária extensa, muitos com 60 horas de trabalho semanal. A meu ver um professor tem que trabalha em várias escolas, acaba por não se envolver direito com nenhuma delas. Não os julgo, pois eu acabo às vezes por cometer o mesmo erro, vivo na correria e dificilmente consigo acompanhar o que acontece a fundo, nas escolas em que trabalho. Podemos dizer que a democracia no âmbito educacional também é parcial, pois favorece a participação de professores, pais, funcionários e alunos na gestão, por meio dos Conselhos Escolares, Conselhos de Classe e Grêmios Estudantis, no entanto, onde está a autonomia decretada na LDB, que deveria dar poder de decisão a estes grupos? Sabemos que esta autonomia é relativa, a temos desde que nossas decisões não entrem em conflito com os interesses do governo e da administração pública. Para que se construa uma gestão democrática é necessário que haja a mudança na finalidade e nos objetivos da escola envolvendo todos os segmentos desta comunidade. Devemos lutar contra a resistência destes segmentos e principalmente contra a ausência histórica de uma cultura de participação na sociedade brasileira. Acredito que somente quando tivermos uma comunidade escolar realmente engajada na busca pela mudança, visando à melhoria da nossa educação, é que realmente teremos o poder decisório, e somente assim teremos força para juntos lutarmos pelo que queremos, impondo nossas decisões, não desistindo delas por força das imposições colocas pelas Secretarias Municipal ou Estadual, ai sim teremos autonomia e saberemos o que é uma Gestão Democrática verdadeiramente.

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