A questão referente aos alunos portadores de necessidades educacionais especiais sempre me afligiu muito. Onde trabalho temos diversos alunos cadeirantes, mesmo assim nunca tive um aluno destes em minha sala de aula, assim como nenhum tipo de aluno portador de necessidades educacionais especiais. Não tenho também nenhum caso mais próximo, como amigos ou família. Mesmo assim sempre tive muitas dúvidas e sempre procurei buscar respostas que me fizessem entender como ocorre este tal processo de inclusão.
Na escola em que trabalho os alunos cadeirantes, em minha opinião de mera expectadora, não enfrentam dificuldade de deslocamento, já que os acessos às dependências da escola foram adaptados e eles receberam do governo municipal classes especiais.
Minha preocupação vai um pouco além do fator deslocamento. Preocupo-me com a questão da aprendizagem de alguns. O que ouço são relatos de professores por falta de conhecimento ou por pena, como eles mesmos se referem a estes alunos, avançam para série seguinte sem que aja critério algum. É isso que devemos fazer? Isto ajuda a criança ou atrapalha?Até que ponto esta inclusão é realmente válida?
O que tenho no momento são teorias e suposições criadas por mim, o que na maioria das vezes é bem diferente da realidade. Bom, por enquanto são dúvidas, e muitas.
Um comentário:
Oi Adriana!
Realmente a inclusão é um assunto polêmico,mas minha opinião é a seguinte:enquanto a política nortear as ações na educação,nada de realmente concreto será feito por estes alunos e muito menos pelos professores que trabalham,quase que instintivamente,com eles.Bom final de semana,Luciene
Postar um comentário