Já há muitos anos que trabalho com projetos na minha sala de aula, ou ao menos tento. Como já descrevi em postagens anteriores. Atualmente sou professora substituta em uma escola em que trabalho. Apesar de trabalhar em duas escolas, acabo sempre me referindo a esta, pois nela encontro maior liberdade para criar. Estou sempre inventando moda, como dizem minhas colegas. Gosto de trabalhar com projetos, pois acredito ser uma forma de facilitar meu trabalho. Digo isso, pois acredito ser um aspecto positivo, partimos do interesse do aluno, levando em consideração o conhecimento prévio e as vivências de cada um. Desta forma o aluno sente-se apreciado no momento que suas idéias e opiniões são valorizadas, o que acarreta numa aprendizagem muito mais significativa. Assim o aluno sente-se parte integrante do processo ensino x aprendizagem e percebe-se também responsável por este processo. Além disso, nesta forma de trabalho o aluno adquiri autonomia, aprendendo a trabalhar e buscar por si próprio, desenvolvendo as capacidades e de agir e pensar. Ao mesmo tempo o trabalho através de projetos torna-se desafiador tanto para o educando que busca sua própria aprendizagem, quanto para o educador que não sabe exatamente que resultados vai ter ao final do trabalho, pois não depende dele os rumos que o processo vai tomar, já que um projeto pode tomar rumos e perspectivas desconhecidas por ele. Além disso, através de projetos é muito mais fácil trabalhar com a interdisciplinaridade.
Alguns profissionais passam a vida reclamando das suas turmas, no entanto não se dão conta, ou não querem perceber, é que os alunos agem de tal forma, sendo rebeldes e inconvenientes, pois aquilo que o professor lhes apresenta não atrai sua atenção. Por isso acho mais fácil trabalhar com projetos, pois apesar de parecer mais trabalhoso por um lado, devido a uma maior organização e planejamento, acaba tornando mais fácil, pois não temos em nossas salas de aula os problemas usuais de outras turmas, que acabam também dificultando ainda mais o trabalho do professor. Cansamos mais por um lado e ganhamos muito mais por outro.
Um comentário:
Olá Adriana!
O trabalho com projetos pode ser muito interessante mesmo, se bem desenvolvido. Referes que trabalhas com eles há muitos anos. O que aprendeste sobre projetos ao longo desse tempo?
Já estamos no mês de novembro, nos aproximando do final do semestre, lembra de fazer pelo menos uma postagem por semana por aqui.
Um abraço, Simone - Tutora sede
Postar um comentário