Que vergonha!

Na semana passada realizei as atividades de teatro, que desenvolvemos na aula presencial, com meus alunos. Devo admitir que tive bastante dificuldade em realizar todas estas atividades com meus alunos sendo que nem eu, nem eles estavam habituados a este tipo de aula. Tenho muita dificuldade em realizar este tipo de atividade, confesso que alguns alunos ficaram surpresos com as propostas, quase não acreditavam no que estavam vendo.
Que vergonha!
Um aluno, no dia seguinte após o início de algumas atividades relatou-me que ao chegar em casa e contar como havia sido a aula para a mãe a mesma não acreditou no que ele dizia. Questionei-o o porque de tal desconfiança, e ele me disse que a mãe não havia acreditado porque eu nunca havia feito isso antes então porque estaria mudando agora. Senti como se estivesse levando um tapa na cara, como dizem no popular.
Por que atividades tão simples e tão prazerosas e não menos importantes como os habituais cálculos, leituras, gramáticas ou ortografias, não mereçam ter a mesma atenção, já que são igualmente importantes para o aprendizado.
Senti muita vergonha, não durante as atividades, pois a aula estava tão gostosa que os alunos não estavam nem aí com as poses, caretas, mimícas e brincadeiras que eu estava fazendo, mas sim com o espanto daquela mãe em saber que eu estaria realizando aquele tipo de atividade em aula, já que não era o habitual. Gostei muito da mudança e pretendo voltar a realizar este tipo de atividade com meus alunos, até que elas não causem tanta admiração.

4 comentários:

Cris disse...

Olá, Adri. Tudo bem? Assim como aconteceu contigo, ocorreu comigo. Confesso que até achava esta história de teatro uma besteira. Sempre achei que acava em bagunça e quando ouvi a proposta do professor pensei que seria um saco. Ainda bem que agente se engana, e que podemos voltar atrás e repensar, rever e refazer o que não está bom ou o que está faltando completar.
Percebeu como já crescemos e evoluimos desde que iniciaram nossas aulas? É impressionante o poder que temos agora de nos auto avaliarmos; e o nível de cobrança que fazemos á nos mesmas é grande e qualificado.Isto tudo, acredito eu,seja devido a formação que estamos recebendo e vivenciando.
Amiga, adoro entrar no teu blog. Além de ter relatos muito interessantes, é lotado de novidades tecnológicas que me deixam enlouquecida tentando descobrir como consegue fazer. Se tiveres um tempinho qualquer dia destes vê se me manda umas dicas. Iria adorar conseguir fazer algo de novo em meu blog, pois ele está como eu, pobrezinho da Silva!

Adriana Irigaray disse...

Oí,Adriana!Lidar com o novo, nos traz medo, dúvidas,e até combranças.Imagine aquela mãe, em casa,acostumada com quadro e giz, deve ter ficado apavorada.Mas, nada como o tempo, para mostrar que se pode tabalhar de formas diferentes com os alunos, explorando novos espaços, e conhecimentos.
Bjs......

Catia Zílio disse...

Olá, Adriana!
Nossas mudanças sempre provocam outras mudanças, concordas?
Uma proposta didática que rompe com a rotina da sala de aula, um comentário de uma mãe que é reproduzido pelo filho-aluno, reflexões feitas ao trabalho docente desenvolvido até aqui, a possibilidade de repensar as futuras práticas.
Ao registrar teu relato no blog inspira outras pessoas a pensar sobre tua prática ao mesmo tempo que relacionam com suas próprias vivências (como percebe-se a partir do comentário da Cristina) e as redes vão sendo tecidas abrindo caminhos para novas aprendizagens. Quais? Só saberemos a medida que elas forem sendo registradas, compartilhadas...
Já consegues perceber o quanto teus relatos serão úteis para a construção de teu portifólio?

Catia Zílio disse...

Oi, Adri!
Por que esta postagem não merece um marcador???
Sabes como aplicar um marcador a uma postagem já publicada?
Se precisar de ajuda, conta comigo!
Abraços, Cátia