Meu primeiro dia

Como escrevi ontem, estou de volta para contar como foi meu primeiro dia de estágio.
Foi uma aula muito legal. No início da aula pedi que fizessem um grande círculo só com as cadeiras, tudo bem. O engraçado foi quando eu perguntei onde eu sentaria pois o círculo estava fechado. Eles ficaram admirados que eu também faria parte do círculo. Comecei lendo o livro "O que fazer?" Falando de convivência. Muitas ideias surgiram sobre o livro e conversamos bastante. Depois entreguei uma caixa com algumas fichas e questões baseadas no livro e expliquei que cantaríamos a música "Escravos de Jó" e que quando a música parasse aquele que estivesse com a caixa iria abrí-la e retirar uma ficha que seria respondida. Eles ficaram eufóricos com a novidade. Jogamos por bastante tempo. Eu já estava quase sem voz e perguntei se eles queriam parar. NÃO!!!! Foi o que gritaram. Jogamos então até acabarem as fichas. O tempo passou voando. Quando dei por mim já era hora do recreio. E eles não queriam ir. Queriam jogar mais. Mas as fichas acabaram e eles sairam. Como é engraçado uma atividade tão simples, como a que elaborei, que não requer quase nenhum material, já que usei folhas de ofício e uma caixinha de perfume forrada, depertar tanto interesse e participação. Até aqueles mais quietinhos davam um enorme sorriso quando tinham que responder. E respondiam deixando de lado toda a timidez.
Hoje além de conhecer um pouco mais sobre o que meus alunos pensam sobre fatos do cotidiano, como nas questões do jogo, percebi o quanto é simples revelar o brilho e o prazer pelo aprendizado no olhar das crianças. Simples, barato e contagiante.
E este foi só o início. Estou ansiosa para iniciar as atividades no blog. Muitas e belas surprezas me aguardam.

Um comentário:

mauranunes.com disse...

Sim, Adriana, parece tão simples! Basta criatividade, vontade de conhecer os alunos, disposição, enfim... Estavas aberta para tua turminha, mostrando a ela que fazes parte dela, que bacana. Mas fiquei curiosa... tem alguma questão que te chamou atenção ao final do 'jogo' com relação as ideias sobre convivência? Bjs, Maura - tutora do SI