Que alívio!!!!

Ainda agora recebi o email do professor Nestor com sua primeira avaliação sobre meu planejamento semanal. Por isso coloquei o título desta postagem sobre o alívio que estou sentindo. Ele gostou!!!! Tanto ele quanto a Tanara.
Como é engraçado, me sinto novamente com 18 anos de idade lá no estágio do magistério. Ansiosa, nervosa, com muito medo, dúvidas, mil ideias fervendo na cabeça sem saber muito bem como organizá-las. Fiz vários planos para esta semana, mudei várias vezes, pois queria fazer tudo logo, por tudo em prática. Mas não posso me afobar muito, afinal serão nove semanas pela frente e terei tempo de colocar tudo em prática com calma, bem planejado e arquitetado.
Nesta semana ouvi uma colega, bem antiga, falando de outra que foi nomeada recentemente e que está cheia de "gás". Cheia de ideias, vontade de trabalhar e fazer alguma coisa pelos alunos. Na verdade ela não estava somente falando, e sim criticando e debochando. Não interferi no assunto, no entanto é assim também que me sinto atualmente. Como se estivesse entrando agora para este mundo escolar, cheia de expectativas e entusiasmo. Com vontade de mudar o mundo, ou pelo menos a realidade dos meus alunos. Como diz Paulo Freire:
"Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo; se não é possível mudá-lo sem um certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda possibilidade que tenha para não apenas falar de minha utopia, mas participar de práticas com ela coerentes."
Minha turma é fantástica. Super ativa e participativa. Se interessam e topam qualquer coisa. Acho que isso também ajuda muito. O dar e receber é muito importante para não perdermos o "pique". Agora estou aqui terminando meu planejamento, montando os recursos para pôr em prática amanhã.
Volto amanhã para dizer como foi meu primeiro dia!!!

Um comentário:

mauranunes.com disse...

Adriana, ao iniciar a leitura da tua postagem, pensei bem nessa palavra...'pique'! Estou gostando de ver tua motivação. E é por aí mesmo, a motivação é uma via de mão dupla - provavelmente a tua turma está sentindo a tua vontade de efetivar um novo trabalho junto a eles, pensando no benefício que terão nesse semestre de trabalho! Bjs, Maura - tutora do SI