Não foi fácil!!!

Nesta última sexta-feira, dia 16/04 finalmente iniciei o trabalho dos alunos no blog colaborativo. Como já coloquei no título da postagem, não foi nada fácil. Mas também eu nem imaginava que assim seria, fácil.
Afinal são crianças, que em sua maioria, nunca tiveram acesso a internet e nem imaginavam como funcionava. Na verdade ainda não entendem, mas pelo menos podem dizer que já viram alguma coisa.
Outros nunca tiveram acesso sequer a computadores, não encontravam as letras, não sabiam dar espaço entre as palavras, acentuar, nunca ouviram falar no google, blog então nem pensar. Até aqueles que já mexeram no computador, afinal eles tem aula no ambiente informatizado desde o início do ano uma vez por semana, também tiveram muita dificuldade, pois estão acostumados em brincar com jogos prontos ou da internet. Na verdade não constroem nada apenas seguem instruções.
Eles se organizaram em pequenos grupos para desenvolver o trabalho. O que pude perceber é que ficaram super empolgados, inicialmente com a ideia de que irão mais vezes ao laboratório do que habitualmente, e em seguida porque aqueles que tem acesso ou que seus pais e irmãos tem acesso a internet poderão ver o trabalho deles. Aliás na hora a digitação foi uma briga só. Alguns grupos combinaram que cada dia será um, outros separaram por pedaços o pequeno texto produzido onde cada um digitava uma palavra ou frase. Assim todos trabalham de forma cooperativa.
Bom, foi bem complicado no começo, mas confesso que foi melhor do que eu pensava. Acho que consegui passar a ideia de forma bem clara.
Nesta semana vamos postar novamente, lá na quinta-feira sobre o histórico da escola. Com o tempo as coisas vão se ajustando e o trabalho sem dúvida vai ser bem interessante e produtivo.
Este é o blog da turma com nossa primeira postagem dos grupos:

4 comentários:

Adriana Irigaray disse...

Oí Adriana, quem disse que seria fácil? Mas pelo que observei, vais dar conta do assunto, ou melhor já estás dando. Para muitos desses alunos, é uma nova realidade que se inicia e certamente trará bons resultados pra ti e para eles.
Abraços
Adriana Irigaray

GLAUBER MORAES disse...

Força e muita persistência nesse árduo trabalho, que maravilha as colegas deixarem você usufruir do espaço para melhorar a sua prática de ensino no AI, eu não tive a mesma sorte só estou com as bancadas dos computadores na sala de recursos.

mauranunes.com disse...

Adriana, que trabalho bacana! Sim, não é fácil, mas creio que no final saíste com uma sensação muito prazeirosa. Poder apresentar um mundo novo para a turma, um trabalho criativo e no qual todos podem contribuir. E o blog então... muito legal... a informática está em todas não é mesmo! Estou muito curiosa para ver o desenrolar disso tudo! Bjs, Maura - tutora do SI

Iris disse...

Olá, Adriana

Já pensaste que este pode ser o tema do teu futuro TCC? Podes registrar e analisar como as crianças se organizam, que regras de convívio criam e como cooperam nas atividades desenvolvidas no laboratório de informática. Percebes que elas mesmas foram construindo regras? Que cada grupinho criou regras diferenciadas para determinar como será o acesso ao teclado?
Vou agora, passar no blog da escola.
Abra@os