Uma semana a menos ! Ou a mais?

Esta foi uma semana bem trabalhosa, mas também muito prazerosa. Iniciei a semana trabalhando a questão o índio, o que foi muito legal, pois trabalhei este dia de forma diferente comparado com os anos anteriores. Diferente, pois não foi um único dia de trabalho sobre o assunto, já vínhamos trabalhando, colhendo materiais e discutindo com os alunos sobre os índios desde que o ano começou, lá em março. Fugi do tradicional cocar de papel ofício e pintura no rosto. Muito a isso se deve a interdiciplina de questões étnicas do ano passado. Com ela aprendi que podemos trabalhar a cultura indígena a qualquer época do ano, sem que se precise enfatizar a importância do dia 19 de abril. Valorizamos a cultura dos índios através de textos, lendas brincadeiras, jogos ou músicas. Nada muito diferente do que fazemos regularmente. O que precisamos é fugir do maldito hábito. Eu por exemplo trabalhei leitura, interpretação de texto com uma lenda indígena. A lenda do milho.
Depois fizemos uma dobradura de uma espiga de milho para montar o cartaz. Eles adoraram, no final queriam levar a espiga pra casa. Muitos me contaram no outro dia que haviam feito outra em casa com os pais. Olha que legal. E foi uma atividade tão simples. Vejam o cartaz como ficou lindo!
Na terça-feira, dia 20, tivemos na escola oficinas também dirigidas à cultura indígena. Nestas oficinas os alunos e também os pais foram convidados a participar. Cada professor ficou responsável por uma oficina. Os alunos ficaram livres para escolher quais oficinas gostariam de participar. A cada 30min a diretora dava um sinal e os alunos trocavam de oficina. Neste dia o horário foi reduzido para organização inicial e final das atividades.

Este início de semana foi maravilhoso!
Mas como nem tudo são rosas!!!!
Na sexta-feira algumas mães vieram falar comigo para saber por que eu estava dando poucas atividades no caderno. Expliquei que estávamos realizando atividades diferenciadas, como leituras, conversas, pesquisas e registros no blog colaborativo. Mas que o fato de os alunos não estarem com os cadernos cheios, não significava que eles não estivessem construindo conhecimento. Então perguntei se eles não estavam contando em casa sobre os trabalhos em aula. Todas disseram que sim e que eles chegavam todos os dias cheios de novidades e que também não queriam mais faltar às aulas. Achei isto maravilhoso, pois no começo do ano não fui muito bem aceita pela turma, que queria a professora do ano passado. Sei que isso é normal, já aconteceu comigo diversas vezes. No entanto isto me desanimou um pouco no começo. Graças a Deus agora já me enturmei com todos. E o relato das mães só confirma isso.
Nesta semana vou colocar a rotina de toda aula no quadro para que os alunos copiem e mostrem em casa o que aconteceu durante a aula. Assim todos poderão acompanhar melhor o que fazemos na aula. Como já coloquei no wiki, penso que não devo crucificar as mães por pensarem assim, pois colegas professoras com formação superior pensam da mesma forma. Ouço diariamente colegas conversando na sala dos professores se vangloriando das inúmeras atividades e cópias que cobraram doa alunos. Folhas com mais de 200 cálculos. Cópias infindáveis de textos de livros didáticos oferecidos pelo governo, que deveriam ser utilizados como auxílio pedagógico e não como instrumentos de tortura. Depois estas mesmas "professoras" reclamam que os alunos "não querem nada com nada". Com aulas deste tipo, nem eu ia querer.
Bom, no final da conversa acabei conseguindo acalmar todas, ao menos aparentemente. Vamos ver os acontecimentos nos próximos dias, mas acredito que com o acompanhamento da rotina elas se tranquilizem.
Coloquei o título da postagem como "uma semana a menos ou a mais", pois é uma a menos para que termine meu estágio, que não está sendo fácil, mas também uma semana a mais que eu pude refletir e aprender sobre tudo que escrevi aqui e no wiki. Acho que é uma semana a mais!!!!

Um comentário:

Iris disse...

Olá, Adriana

Interessante a reação das mães dos teus alunos, mesmo diante dos comentários positivos dos filhos sobre os trabalhos realizados. Geralmente, leio que não há participação e interesse dos pais, mas no teu caso houve uma pronta resposta para a "ausência" de conteúdo nos cadernos.
Acredito que a solução que encontraste - socializar com elas a rotina da semana- surtirá efeito positivo.
Sucesso!
Abra@os, Iris