Como no sábado comemoramos o dia do trabalho resolvi aproveitar o tema e trabalharmos sobre as profissões existentes na nossa escola. Então iniciamos a semana conversando sobre profissões. Os alunos relataram no que seus pais trabalhavam e sobre o que gostariam de ser quando crescer. Saiu de tudo: professora (a maioria das meninas), médico, aeromoça, juiz, prefeito, bombeiro, jogador de futebol (este foi a maioria dos meninos). Depois expliquei que eles em grupos iriam entrevistar alguns profissionais da escola. Chamou-me a atenção que a cada atividade eles se organizam de uma forma. Até agora não se repetiu nenhum grupo. São sempre bem diversificados. Acredito que isso se deva ao fato de todos se darem muito bem na turma por já estarem, em sua maioria, juntos desde o 1º ano. Novamente não aconteceram brigas para dividir as tarefas: alguns combinaram que um iria ler as perguntas e outro, como a melhor letra, iria preencher a ficha. Outros combinaram que cada um faria uma questão. Enfim todos se entenderam sem que necessitasse de interferência minha. Eles adoraram fazer as entrevistas. Dava para perceber a alegria deles ao saírem da sala e ir à busca de seu entrevistado. Claro que eu não deixei esta escolha a cargo deles, pois tive que conversar com os colegas para ver se aceitavam responder as questões afinal estavam todos envolvidos em suas tarefas. Então fizemos por sorteio. No fim deu tudo certo. Ao final percebi que eles se sentiram valorizados, e que alguns mudaram de idéia sobre as profissões que iriam seguir. Muitas meninas voltaram dizendo que queriam ser professoras. Na terça-feira então digitamos as entrevistas para postá-las no blog. Neste momento pude perceber uma evolução quanto ao uso dos computadores por parte das crianças, pois alguns alunos não necessitaram de tanto auxílio como antes, já dominavam ao menos alguns comandos. Dei uma tabela já preenchida com as perguntas para que eles digitassem as respostas, pois não tínhamos muito tempo para realizar as postagens. Os grupos se organizaram como quiseram. A maioria dividiu o número de questões pelos componentes do grupo, o que deu uma média de duas perguntas por aluno.

Apenas um aluno não quis participar. Disse que não queria digitar. Questionei o motivo e ele não respondeu, somente prosseguiu dizendo que não queria e pronto, sem explicar melhor o motivo da recusa. Então não insisti, mas vou observá-lo nas próximas tarefas. Ainda não postamos as entrevistas no blog, pois não conseguimos horário para utilizar o ambiente informatizado. Como amanhã teremos aula lá, os grupos irão postar suas entrevistas.

  • Fotos das entrevistas:
Neste dia levei notebooks para sala novamente. O bom é que pude levar dois, o que facilitou o trabalho. Eles estão adorando a ideia de ter o computador na sala. E eu também. Aliás parece que na próxima semana vou ter acesso até a internet na sala de aula. Não é o máximo?!
Durante o resto da semana fizemos atividades para o dia das mães: ensaiamos a musica para a apresentação no sábado, confeccionamos o cartão e o presentinho feito com EVA para colocar na geladeira.
Foi uma semana bem produtiva, mas também muito corrida. Faltou tempo para fazer tudo que eu havia planejado. Agora já estou pensando na próxima semana. Admito que esteja um pouco cansada e parece que as ideias estão fugindo por minhas orelhas. Estou esquentando a cabeça para planejar esta semana. Já solicitei alguma luz aos supervisores e estou aguardando retorno. Mas sei que é assim, nossas ideias vão, mas sempre voltam. Acho que já é o cansaço apesar de estarmos ainda em maio. Que horror!!!

Um comentário:

mauranunes.com disse...

Já estamos em maio, o tempo passa rápido Adriana! E realmente, às vezes parece que há um esgotamento de pensamentos... mas logo tudo volta a fruir. A semana foi sim bem produtiva e, muitas vezes, o que importa é o aproveitamento da atividade, mesmo que o planejamento não tenha sido totalmente colocado em prática. Siga em frente com tua observação/intervenção cuidadosa e atenta! Bjs, Maura - tutora do SI