Uma novidade!!!

Ler e essencial. Através da leitura, estamos nossos próprios valores e experiências com as dos outros. No final de cada livro ficamos enriquecidos com novas experiências, novas ideias, novas pessoas. Eventualmente, ficaremos a conhecer melhor o mundo e um pouco melhor de nós mesmos. Ler é excitante. Assim como as pessoas, os livros podem ser intrigantes, melancólicos, assustadores, e por vezes, complicados. Os livros partilham sentimentos e pensamentos. Os livros nos colocam em outros tempos, outros lugares, outras culturas. Os livros nos colocam em situações e dilemas que nos nunca poderíamos imaginar que um dia encontraríamos. A leitura nos ajuda a sonhar, mas principalmente nos obriga a pensar. Por isso o incentivo a leitura é uma tarefa primordial dos pais e da escola. Buscar maneiras de estimular, não simplesmente para aumentar a capacidade de ler, mas sim para desenvolver o prazer pela leitura.
Há algumas semanas que estou queimando meus neurônios para criar algo diferente para trabalhar com meus alunos. Como meu projeto é sobre a valorização da escola por parte dos alunos e da família, estava buscando algo que envolvesse os pais e responsáveis também. Buscava algo relacionado exatamente que envolvesse a leitura, pois acredito na importância e também para aproveitar o interesse por parte dos meus alunos pela leitura. Desde o início do ano que percebi este interesse por parte deles, pois tenho uma minibiblioteca na sala de aula que é muito requisitada por eles. Estão sempre trazendo livros para enriquecê-la ainda mais. Nesta semana acho que encontrei o que buscava. Como gosto bastante de trabalhar com base em contos, histórias e livros infantis e ouvir o que pensam meus alunos sobre estes, achei que seria interessante ouvir também a opinião dos pais sobre as histórias que trabalhamos na sala de aula. Então surgiu a ideia de envolver os pais em atividades de leitura juntamente com seus filhos. Vai funcionar assim:
  • Confeccionarei uma sacola contendo um caderno e o livro trabalhado na segunda-feira;
  • A cada dia um aluno levará esta sacola ao final da aula para casa e este deverá retornar no outro dia;
  • O caderno servirá para o registro da leitura feita em casa juntamente com a família;
  • A leitura deverá ser feita com os pais, os dois se possível e todos que morarem com o aluno;
  • No caderno, após a leitura e conversa sobre a história, o pai ou a mãe deverá escrever um breve relato sobre a leitura e responder juntamente com a família a questão: O que vocês podem fazer para mudar o mundo? Tema discutido na história do livro. É imprescindível que o registro escrito seja feito pelos pais.
  • Além disso irá completar alguns dados, como: Nome do livro: Nomes de quem participou da leitura: Data: Relato sobre a leitura do livro: E vocês, o que farão a partir de hoje para mudar o mundo? Desenho sobre a leitura;
  • No outro dia, aquele aluno que levou a sacola para casa irá relatar para turma como foi o momento da leitura para a turma.
  • A ideia é que este mesmo livro passe por todas as famílias, depois escolheremos outro para continuar o projeto.

Aí está o livro que vai ser trabalhado neste primeiro momento, a pasta e o caderno que confeccionei:´

Hoje enquando decorava a pasta e o caderno os alunos já me encheram de perguntas querendo saber para que servia. Não contei nada, resolvi deixar a supreza para segunda-feira. Estou muito curiosa e ansiosa para ver como o trabalho ocorrerá.

Um comentário:

mauranunes.com disse...

Adriana, muito interessante a atividade! Ao mesmo tempo que desenvolve o hábito/gosto pela leitura, promove envolvimento familiar. Pretendes registrar estes momentos, ou este evento de alguma forma, usando algum recurso tecnológico? Bjs, Maura - tutora do SI