Resumindo a semana!

Nossa! Esta semana foi muito maravilhosa!!! A Leitura em Família está dando super certo. Todos os dias é uma briga pra saber quem vai levar a pasta pra casa. As postagens então estão sendo super produtivas e os relatos dos alunos então nem se fala! Na sexta-feira, dia 21, tive o conselho de classe participativo deste 1º trimestre. Neste dia fiquei esperando a visita do professor Nestor, mas ele não apareceu. No conselho de classe as mães são chamadas para uma reunião com a professora e a direção da escola. É um dia em que nós professoras ficamos bem apreensivas, pois normalmente as mães que vem só reclamam. No entanto não foi nada disso. Já iniciei a reunião mostrando as produções do último mês:

  • A filmagem dos alunos apresentando os ambientes da escola, que infelizmente não pude postar aqui, pois ficaram muito pesados;
  • As fotos com os amigos que fizemos na quinta-feira:

Estou ansiosa para pegar as fotos que mandei imprimir para dar a eles.

  • As primeiras postagens do livro da "Leitura em família":

  • O blog da turma, que infelizmente está um pouco desatualizado, pois seu acesso estava bloqueado na escola; (problema que graças a Deus consegui resolver na quinta-feira) Aliás, algumas mães que não haviam autorizado a publicação das imagens das crianças, mudaram de ideia ao ver do que se tratava realmente, o que me deixou muito contente.

Enfim as mães adoraram tudo. Se é que tinham algo para reclamar, desistiram. Expliquei pra elas que estávamos realizando um trabalho diferenciado, mas que, no entanto não era menos importante do que estavam acostumados a fazer. E que estávamos trabalhando muito as questões sobre valores, assunto tão importante nos dias de hoje. Todas colocaram que estavam muito satisfeitas com meu trabalho, o que me deixou mais contente ainda. Afinal quem não gosta de ter seu trabalho reconhecido. Ainda mais que no inicio elas estavam descontentes com a falta de escrita no caderno, afinal não utilizamos o caderno diariamente como elas estavam acostumadas, aos cadernos cheios de textos e frases sem sentido além dos intermináveis temas, que na verdade eram feitos pelos pais. Acredito que o que mais convenceu elas do trabalho, além das imagens é claro que ajudaram bastante, pois elas se encheram de orgulho dos filhos, foram os relatos dos filhos em casa. Pelo que percebi, elas estavam super bem informadas sobre tudo o que fizemos em aula nas últimas semanas. Até sobre um vídeo que eu mostrei da minha filha dançando (eu mostrei junto com os vídeos que eles produziram pois insistiram muito). Também é muito bom saber que as crianças estão relatando o que nós temos feito isso é sinal de que está sendo importante, ou então, não comentariam.

Mas acredito que o mais importante dos objetivos que tinha almejado para esta semana eu atingi: fazer com que a família se reunisse para leitura do livro e realização da análise da história. Uma mãe durante o conselho me agradeceu por ter proposto esta atividade, pois foi um momento muito importante pra familia dela. Neste dia, segundo ela, todos pararam para ler e conversar. O que não fazem habitualmente, pois todos estão atentos a novela. E naquele dia não puderam e também não sentiram falta de ver seu programa habitual. Todos sentaram em torno da mesa da cozinha para ler e conversar. Ela chegou a se emocionar ao fazer seu relato. E prometeu fazer isto mais vezes sem que tenha a obrigação de realizar a atividade enviada por mim. Percebeu depois desta atividade o quanto é importante partilhar de mais momentos com os filhos. Adorei ouvir isso. Me enchi de orgulho! Já valeu a pena!

Um comentário:

mauranunes.com disse...

Também estou orgulhosa de ti Adriana! Estás desenvolvendo um trabalho muito bonito, que promove o envolvimento e interesse dos alunos. Também, promoves aproximação entre eles, motivando a parceria e a cumplicidade nos trabalhos! Muito bacana. Bjs, Maura - tutora do SI