8ª semana

Esta foi uma semana muito "curta", mas muito bem trabalhada. O que comprova que o velho ditado que diz que o importante é a qualidade e não a quantidade. Tivemos aula normal na segunda-feira, na terça a aula foi reduzida devido a reunião pedagógica e na quarta praticamente não entro em sala de aula, pois a turma tem aula de informática, recreação, arte educação e hora do conto, todas com professores especializados.

Minha obra de arte desta semana foi a montagem do pequeno vídeo que postei logo acima. Na verdade foi um desafio, pois tive esta ideia na semana anterior, meio sem saber exatamente como fazer, mas como adoro desafios, criei este para eu mesma.

Trabalhamos na segunda-feira o livro "A Margarida Friorenta", obra literária de que gosto muito. Já estava desde o início do estágio pensando em uma forma de colocá-la no meu planejamento. Bom, realizamos as aulas desta semana baseadas nesta linda história.

Na terça-feira os alunos ilustraram a história. Cada um ilustrou um trecho. Então na quarta-feira, fizemos a gravação do áudio. Escolhemos quatro alunos que participariam desta parte. Como são poucos personagens, não foi possível que toda turma participasse, mas já combinamos que faremos o mesmo com outras obras para que todos possam participar. Então ensaiamos com estes quatro personagens e gravamos parte à parte a história. Eu filmava a imagem enquanto os personagens liam os diálogos. Eles adoraram! Foi muito divertido! Ficavam bravos quando erravam alguma palavra, pois tínhamos que gravar desde o início da cena. Eles próprios e auto-avaliavam a cada cena.

Depois de gravado, meio a minha preocupação. Como juntar tudo e transformar em um filme. Sabia que poderia utilizar o MovieMaker para fazer, mas nunca havia mexido com este programa. Como já havia explicado como seria para a turma agora teria que dar conta de montar.

Passei um trabalhão editando. Errando. Acertando. Errando novamente. Mas consegui! E confesso e gostei muito do resultado. Estou ansiosa para mostrar a eles na segunda-feira. Com certeza, como já havia prometido, este não será o único. Adorei este trabalho. Agora como já sei utilizar o programa ficará mais fácil.
Para próxima semana pretendo fazer este mesmo tipo de trabalho, mas um onde eles terão que criar a história e ilustrá-la, talvez sobre alguma temática da escola, assunto do meu projeto de estágio. Acredito que a partir deste trabalho os alunos irão se sentir mais motivados a escrever e criar suas próprias histórias.

Um comentário:

mauranunes.com disse...

Adriana, o trabalho ficou muito legal, creio que eles irão ficar orgulhosos. E para ti, o que significou este momento em tua trajetória? Bjs, Maura - tutora do SI