9ª semana

Momentos de alegria

Fora os resultados das atividades que havia previsto para esta semana que me deixaram muito satisfeita, aconteceram três fatos isolados que me deixaram ainda mais eliz:

  • Uma aluna na terça-feira veio me cobrar pelo fato de eu não ter na segunda-feira contado uma história como já fazia de costume nas outras semanas, até porque tenho procurado fazer desde o início do ano. Neste momento outros alunos também demonstraram o mesmo sentimento. Não que tenhamos combinado algo neste sentido, contar história toda segunda,mas como já era frequente eles acabaram acostumando e por isso sentindo falta desde momento habitual de segunda-feira. Assim me fizeram prometer que teríamos este momento na próxima semana e já queriam saber qual livro seria. Fiquei muito contente, pois isto demonstra que tenho conseguido despertar neles o gosto pela leitura.
  • Na quinta-feira outra aluna me trouxe diversos livros que ela tinha em casa e que se lembrou de trazer para acrescentar na nossa biblioteca de parede, quadro que fica exposto na sala contendo diversos livros de histórias infantis e que os alunos lêem nos momentos vagos. Gostei deste fato, pois isto me mostrou que mesmo em casa fora do período de aula, os alunos têm pensado no que fazemos em aula buscando de alguma forma contribuir para o processo de aprendizagem, demonstrando autonomia.
  • Neste mesmo dia um aluno,bem introvertido,me falou que sabia fazer um boneco utilizando tampinhas de garrafa e uma garrafa PET e que se eu quisesse, ele ensinava para o restante da turma como fazer. Fiquei muito contente, pois desde o início do ano que vinha tentando fazer com que este aluno acreditasse mais em seu potencial e se enturmasse mais com os colegas, pois sempre foi muito quieto e introspectivo. Nem comigo ele falava. Só dava respostas curtas, sim, não, não sei,... Procuro sempre valorizar os poucos trabalhos que ele realiza. Percebo um brilho em seu olhar quando recebe um simples "parabéns" com algumas estrelinhas de carimbo. Normalmente as atividades não estão corretas por completo, e provavelmente quem olhasse diria que não era merecedor do parabéns. No entanto, ao meu ver, foi o que ele conseguiu produzir. Ao menos tentou. Mesmo errando, demonstra que esta tentando, está buscando pelo conhecimento apesar de suas limitações. E no momento que ele se coloca a disposição para ensinar algo para turma, demonstra que está adquirindo autoconfiança e melhorando sua auto-estima.
São momentos como estes que comprovam que nosso trabalho vale a pena e que se o fizermos com amor e dedicação, com certeza atingiremos os nossos objetivos.

Um comentário:

mauranunes.com disse...

Estas são evidências de um trabalho produtivo, envolvente e que consegue tocar no interesse do aluno e despertar o gosto para o novo, para novas aprendizagens, a ponto de ir para além da escola, Adriana! Ótimo trabalho! Bjs, Maura - tutora do SI