EIXO I: o primeiro passo

Gostaria muito de poder iniciar este semestre e esta postagem falando do meu primeiro semestre como aluna da UFRGS no ano de 2006, observando e analisando meu blog, no entanto sinto em dizer que o mesmo foi perdido e não consigo acessá-lo. Como escrevi em uma postagem em março de 2007, meu primeiro blog, Educar é..., foi desativado sem motivo aparente, aviso ou explicação por parte do Google.

Infelizmente não consigo me lembrar das postagens que realizei naquele período, aliás, não lembro sequer das que fiz neste ano. rsrs Parando para pensar naquele começo, só me recordo o quanto foi difícil. Afinal eram tantas novidades, tantas palavras que sequer sabia que existiam (skipe, blog, rooda, wiki, tic's, etc.). Lembro que fui para casa quase chorando e decidida a desistir do curso, pois parecia impossível aprender tantas coisas de uma hora para outra. E hoje não conseguiria viver sem estas ferramentas. Procuro até me policiar para não passar o dia em frente ao computador.

  • Sem dúvida as Interdisciplinas que mais marcaram naquele começo foram a de Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação e o Seminário Integrador. As mais marcantes por terem sido as mais desafiadoras e assustadoras ao mesmo tempo. Mas colocadas naquele eixo por motivos óbvios: incluir-nos neste mundo tecnológico, pois sem ela não teríamos como seguir em frente. Desistiríamos, o que ocorreu com algumas colegas. Neste sentido o Seminário Integrador se incumbiu de nos unir, nos mostrando que mesmo estando longe fisicamente estaríamos sempre unidas em busca de um ideal e porque não dizer um sonho. Criáva-mos então uma grande rede.

  • A Interdisciplina Escola, Projeto Pedagógico e Currículo me fez repensar sobre minha prática e minhas concepções acerca do PPP e do currículo da escola em que atuava, compreendendo suas funções e importância para a escola, e assim principalmente me fazendo perceber o quão longe eles caminhavam e infelizmente ainda caminham.

  • Na Intedisciplina Escola, Cultura e Sociedade enfrentei grandes dificuldades devido à falta do hábito de leitura, o que dificultou bastante minha interpretação e assimilação dos textos solicitados por se tratarem de grandes filósofos. Estas também me fizeram refletir sobre o meu papel na educação.

Lembrei deste PowerPoint que montei na Interdisciplina de Tecnologia que sintetiza bem tudo o que aconteceu e senti naquele período.

Na verdade lembro mais da dificuldade que foi montá-lo, já que nunca havia mexido com este programa. Aliás dificuldade sentida nesta e em todas as outras atividades, já que nunca havia utilizado programa algum.

Sentiram falta de alguém nos slides?

É, naquele semestre o quarteto fantástico ainda não estava completo. Eramos ainda os três As. Eu, a Ana Lúcia e Ana Cláudia. A Alexandra passou a participar mais no primeiro semestre de 2007.

Acredito que esta imagem do ovo se quebrando, simbolize exatamente este período descrito do curso, em que eu rompi muitas barreiras e passei a exergar o mundo e principalmente minha função enquanto educadora de forma diferente. Mais crítica, mais observadora e principalmente mais ouvinte.

2 comentários:

Colégio Érico Veríssimo disse...

Oi Adriana!

Excelente retomada.
E tua imagem reflete o que todos ou a grande maioria se sentiu naquele momento: quebrados, desestabilizados. E aí temos na prática uma evidência do processo de construção de novos conhecimentos.

Até breve!
Abraços,
Vanessa

Beatriz disse...

Que momento rico e profundo esse que começaremos a (re)viver!! Lembrar é viver de novo!! Ao teler, eu vivi o começo que, para nós, tb era uma caminhada nunca trilhada. Sem dúvida valeu!!
Bjo
Bea