EIXO II: nossa como eu reclamava de tudo

Nas postagens do primeiro semestre de 2007, Eixo II, percebo o quanto eram vazias minhas produções. Postagens com figuras "bonitinhas", mas sem um real sentido. Textos que em sua maioria não eram meus e sim recortes da internet (poesias, pensamentos, etc.). E algumas postagens de atividades. Em outras reclamações sobre o acúmulo de atividades muito extensas devido a Interdisciplina de história, afinal naquela época as leituras ainda não haviam se tornado um hábito e a interpretação era bem difícil. Esta acredito ser uma das mais visíveis mudanças que consigo perceber analisando minhas postagens antigas: hoje consigo relacionar melhor os textos que leio com a minha vida e a minha prática docente. Adquiri o hábito da leitura tão fundamental para um professor. Um diferencial deste semestre é que não tivemos todas as interdisciplinas ao mesmo tempo. Estas foram divididas em duas etapas:
  • SEMINÁRIO INTEGRADOR II
  • DES. DA APREND. SOB ENFOQUE DA PSICOLOGIA I
  • FUNDAMENTOS DA ALFABETIZAÇÃO

  • SEMINÁRIO INTEGRADOR II
  • INFÂNCIAS DE 0 A 10 ANOS E ESCOLARIZAÇÃO, ESPAÇO E TEMPO NA PERSPECTIVA HISTÓRICA

Lembro-me que gostei muito do começo deste semestre por causa da Psicologia. Adorei ler e estudar sobre Freud. Sou fascinada por psicologia e claro acabei tendo muita facilidade nas atividades. Além disso, a tutora Fernanda e a professora Luciane foram fantásticas. Sempre atentas e prontas a nos auxiliar no que fosse preciso com toda paciência e dedicação.

A interdisciplina de alfabetização foi mais complicada, pois apesar de já trabalhar com séries iniciais há alguns anos, não posso dizer que sou uma alfabetizadora, já que nunca trabalhei com turmas de 1ª série. O que acontece até os dias de hoje. Procuro pegar sempre turmas de 3º e 4º anos, por achar que me identifico mais com os alunos maiores. Na verdade ainda tenho um pouco de receio de trabalhar com turmas de 2º ano (antiga 1ª série). Tenho minhas dúvidas se conseguiria alfabetizar uma turma com aproximadamente 38 alunos, como é o caso da escola em que trabalho. Na verdade admiro aquelas que o fazem.

A interdisciplina de História foi uma tortura. Lia textos enormes e não entendia quase nada, às vezes nada mesmo. Aí lia tudo novamente. Nesta fazia muita falta às aulas presenciais. Estes dias até pensei em reler a Maquinaria escola, acho que hoje teria muito mais entendimento. Com certeza assim que tiver um tempinho vou fazer isso.

No seminário integrador, aliás, como sempre, aprendi a utilizar muitos recursos. Fizemos gráficos (e muitos), planilhas, incrementei meu blog, criamos o wiki, enfim, uma trabalheira danada. Eu então perfeccionista que sou, passei um trabalhão pra fazer os meus gráficos e ainda ajudar as colegas que precisavam. Fiz uma postagem sobre isso na época com o título de "Cansada". Nesta interdisciplina tivemos atividades bem interessantes: lembro da pesquisa sobre os brinquedos e brincadeiras. Nossa aquilo rendeu. Acabei trabalhando sobre este tema com os alunos também em sala de aula. Fizemos a apresentação da escola e da sala de aula. Nesta atividade aprendi também a usar o slide show:

Como em todos os semestres, tive vontade de desistir, mas minha família, as colegas de curso, professores e tutores, não me deixavam. Tinham a cada dia uma palavra de incentivo. Dando a cada dia uma injeção de ânimo. Como neste comentário feito pela tutora Anice , em um destes surtos de desânimo:

" Olá, Adriana!!! Concordo contigo que são muitas atividades a fazer, mas é impressionante como a gente consegue conciliar. Basta termos organização e força de vontade. Qd estamos cheias de coisas para fazer, mais tempo a gente acaba arranjando. Relaciono isso tb com o sono... qto mais dormimos, mais sono temos. Hehe. Um abração" (em 14/05/2007)

Ou neste feito pela querida tutora do polo, Adriana :

Oí Adri, estás vivênciando muitas idéias e conhecimentos novos, por isso é normal estares um pouco confusa.Mas, com o teu desempenho,logo tudo clarea. Se precisares de ajuda, estamos aqui, apareça!Bjs.. (em 29/05/2007)

É também por causa destas pessoas que ainda estou aqui.

2 comentários:

Colégio Érico Veríssimo disse...

Oi Adriana!

Sabe que lendo tua postagem, percebi o quanto é importante este acompanhamento que vcs tiveram ao longo deste curso. Alguns de acolhida, outros de questionamentos, mas como certeza, tínhamos a certeza que estávamos juntos nesta mesma caminhada. Não achas que este mesmo acompanhamento também tem esta mesma influência na escola, com teus alunos?

Abraços,
Vanessa

Adriana Irigaray disse...

A caminhada foi longa, dias e noites intensas... hoje conseguimos visualizar a importância e o teu crescimento dentro do curso.Adri a batalha continua, a favor da nossa educação e todos.
Bjs..
Adriana Irigaray