EIXO IV:

Este foi um semestre bem complicado pra mim. Aliás, não só este primeiro de 2008, como o segundo também. Digo que foi complicado, pois tive um grande acúmulo de funções já que recebi minha segunda nomeação no município, passando então a trabalhar 40horas semanais. Além disso, fiquei grávida da minha primeira e amada filha, o que sem dúvida foi um grande divisor de águas na minha vida enquanto mulher, professora, estudante, filha, esposa, enfim... No entanto meu maior desafio foi profissional, uma vez que assumi uma turma de 1º ano, série com a qual jamais trabalhei e também jamais gostaria de trabalhar até então. Este foi um grande desafio, mas causou-me também um grande crescimento. Não tinha ideia do que trabalhar com eles, tão pequenos e tão inexperientes na escola. Mas como dizem Deus não nos dá fardo maior do que podemos carregar. Justamente neste semestre tivemos as Interdisciplinas de Matemática, Ciências e Estudos Sociais. Estas me serviram de refúgio e apoio para todas minhas dúvidas, pois cada atividade e leitura que nos era proposto havia uma nova ideia e uma fonte de inspiração para desenvolver meu trabalho em sala de aula.
Atividades como noção de espaço e tempo, por exemplo, na minha cabeça as crianças já deveriam saber sobre estas coisas. O que é dentro, fora, em cima, embaixo, etc... Coisas básicas que no meu caso, aprendi em casa com a família. No entanto neste ano percebi que o óbvio às vezes não é tão óbvio assim. Ao menos para nossos alunos tão carentes economicamente, mas mais carentes ainda de atenção e base familiar. Neste sentido as Interdisciplinas de Matemática e Estudos Sociais, forma super importantes, até hoje ainda recorro aos materiais disponibilizados por elas.
Quanto ao meu blog, percebi que neste semestre também deixei muito a desejar. Não encontrei muitas postagens referentes as interdisciplinas. Este foi um semestre tão turbulento que acabei deixando o blog um pouco de lado.

3 comentários:

Iris disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Iris disse...

Olá, Adriana

Consegues detectar, nas análises das tuas postagens, comentários de colegas ou professores e qual era o teor dos comentários? Lembras se costumavas visitar outros blogs para comentá-los?
Abra@os, Iris

Beatriz disse...

Que bom que já estavas nos semestre 4 e 5 não? Um abração
Bea