EIXO V: o inicio de uma grande mudança

Este foi um semestre de muitas novidades e aprendizagens, no entanto mais tranquilo de certa forma para mim. Digo isto pois já estava agora mais ambientada com a turma de 1º ano e principalmente já haviam passados os primeiros meses de minha gravidez, o que me deixava menos angustiada, afinal o começa de uma gravidez é sempre bem preocupante, ainda mais no meu caso que se tratava do primeiro. Neste semestre tivemos as seguintes Interdisciplinas:

  1. ORGANIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL : Estudo teórico-prático da organização da escola enquanto mediadora de políticas, de concepções pedagógicas e de modelos organizacionais e de tempo-espaço para a construção de uma escola pública, democrática e de qualidade. Organização curricular da escola: exigências normativas, autonomia, papel dos diferentes atores e suas relações no pensar-fazer do projeto pedagógico - tempos e espaços escolares, componentes curriculares/avaliação, gestão democrática da escola: autonomia pedagógica, financeira, administrativa.
  2. ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO : A educação escolar como direito da cidadania e dever do Estado e da sociedade no contexto atual brasileiro e em perspectiva histórica. A organização da educação nacional: estrutura dos níveis de ensino; estrutura dos sistemas de ensino; competências das esferas de governo para com a educação; instâncias de acompanhamento e de controle público. As políticas públicas, seus fundamentos, orientação e planos de ação do governo como instrumentos de possibilidades para a garantia de acesso e permanência na educação escolar: financiamento; valorização do magistério; políticas curriculares de avaliação, dentre outras políticas e programas.
  3. PROJETO PEDAGÓGICO EM AÇÃO : A investigação como princípio educativo e a formação de professoras-investigadoras-em-ação; materiais didáticos: análise, adequação e preparação - perspectivas histórico-sociais; práticas docentes e discentes: a busca de um equilíbrio dinâmico; didática e conteúdos curriculares: possibilidades interdisciplinares.
  4. PSICOLOGIA DA VIDA ADULTA : A disciplina trabalha com a aprendizagem na vida adulta a partir do referencial teórico piagetiano enfocando principalmente a educação de jovens e adultos. Questiona também as transformações na convivência do adulto a partir de temas atuais como relacionamentos afetivos, trabalho, educação, etc.
  5. SEMINÁRIO INTEGRADOR V : Desenvolvido em dois momentos: no início do semestre tem como objetivo oportunizar o conhecimento mútuo entre professores e alunos e definir aspectos relativos à dinâmica do trabalho e as especificidades de cada desdobramento do eixo; no final do semestre, o segundo seminário, oportunizará a integração das aprendizagens realizadas nos diferentes enfoques trabalhados no eixo V.

Fonte: Site UFRGS Estas interdisciplinas eram mais acessíveis, pois gostava muito e sempre tive bastante facilidade com assuntos ligados a Psicologia. O projeto pedagógico em ação foi bem desafiador e complicado de trabalhar. No entanto o trabalho em grupo foi de grande ajuda neste sentido. Meu grupo se organizou inicialmente para trabalhar a respeito de códigos, e acabamos focando no Braille.

Wiki do projeto: http://decodificandocodigos.pbworks.com/

Foi uma longa caminhada cheia de brigas, discussões, desafios, mas sem dúvida de muito crescimento e aprendizagem. Até por que o grupo ficou bem heterogêneo, pois não ficou só os 4A’s ( eu, a Ana Lúcia, Ana Cláudia e Alexandra) trabalhamos em conjunto com as colegas Ivana e Jaqueline. Todas com gênios bem fortes. Mas tudo acabou bem. Nosso trabalho foi muito produtivo, mas também com muitos erros. Hoje por exemplo ao fazer meu TCC cuido muito para não fugir da pergunta de pesquisa, como aconteceu neste projeto, onde iniciamos falando sobre como Como é estabelecido o processo de alfabetização para pessoas cegas? E no final acabamos percebendo que nos prendemos somente ao Braille, desconsiderando outras formas. Então a meu ver, respondemos em parte a nossa questão.

Para completar o ano, com chave de ouro, minha filha nasceu no dia 03 de dezembro, mesmo dia do workshop de avaliação. Graças a Deus correu tudo bem, apresar dos problemas acorridos durante a gravidez. Sem dúvida meu maior presente.

Um comentário:

Colégio Érico Veríssimo disse...

Oi Adri! A filhota está linda, né?!
Neste semestre, o qual relatas na postagem, trouxe alguma contribuição para o desenvolvimento do teu estágio? Conseguiste relacionar algum assunto dele na prática pedagógica?
Continuamos nos falando. Abraços,
Vanessa