Escritores da liberdade

Colegas assisti este filme hoje na escola em que trabalho no horário da reunião pedagógica. Confesso que no início não estava interessada na proposta, mas mudei de idéia rapidinho. O filme e maravilhoso.

Como estamos trabalhando nesta e na próxima semana com a descriminação racial, em função do dia 20 de novembro, o filme vem bem de encontro com o que pensamos e queremos mostrar, que vivemos em um mundo cheio de preconceito mas que na verdade somos todos iguais.

O filme é baseado em uma história real que foi relatada no livro The Freedom Writer´s Diaries (O Diário dos Escritores da Liberdade) escrito pela professora Erin Gruwell e por seus alunos.

Dados sobre o filme: Escritores da Liberdade (Freedom Writers, 2007)

Gênero: Drama
Duração: 123 min
Origem: Alemanha - EUA
Estréia - EUA: 05 de Janeiro de 2007

Sinopse: O projeto é baseado no livro "The Freedom Writer's Diaries: How a Teacher and 150 Teens Used Writing to Change Themselves and the World Around Them" (algo como "O Diário dos Escritores da Liberdade: Como uma Professora e 150 Adolescentes Usaram a Escrita para Mudá-los e o Mundo ao seu Redor") escrito pela professora do ensino médio Erin Gruwell e seus alunos. No livro, Gruwell e seus alunos que eram consideráveis impossíveis de alguém ensiná-los algo, saem uma odisséia que mudará suas vidas, abrirá seus olhos para o mundo e os fará crescer em espírito, contra a ignorância, a incompreensão, e as forças negativas em suas vidas. O filme se passa em um período em que estourava nas ruas a guerra interracional americana, onde para os jovens da classe de Gruwell, conseguir sobreviver o dia a dia da guerra entre as raças no meio da rua, já era um feito muito grande. E é a partir do respeito e a forma de tratar os alunos como nenhum outro professor havia tratado, ou seja, escutando-os como adultos que estavam se formando, que ela conquista um a um. Começando pelo estudo do livro "O Diário de Anne Frank" e o Holocausto, os "Freedom Writers" saem em busca de heróis pelo mundo. Enquanto escrevem seus projetos, os alunos saem em busca de se tornarem eles mesmo esses heróis. E pela primeira vez eles poderão experimentar a esperança de que talvez eles possuam a chance de mostrar ao mundo que suas vidas também fazem o diferencial e que eles possuem algo a dizer ao mundo.

7 comentários:

Adriana Irigaray disse...

Oí,Adri, quero ver se consigo assistir o filme, Escritores da Liberdade, conforme tua sugestão,para posteriormente, acompanhar teu comentário.
Bom feriado!
Bjs...

Anônimo disse...

Oi amiga!
Que pena que não consegui assistir o filme junto de vocês. Como já estou conseguindo enxergar com os dois olhos (não estou mais caolha,rsrsrsrs), tentei locar para assistir no feriado mas não o encontrei. A Eliane também me falou do filme, disse que é super interessante. Estou louca pra ver, sabe onde encontro? Nas locadoras perto de casa, nenhuma tem.
Bom feriado, bom filme e até segunda -feira com todo o gás.Beijão,
Re.

Catia Zílio disse...

Olá, Adriana!
Já assisti este filme, indicado pela profª Bea. Gostei muito! Dá para estabelecer muitas relações, não achas? Viste a semelhança dos diários com nos nossos blogs? Editei alguns recortes do filme e assim que puder compartilho com o grupo.
Também ficarei aguardando teu relato sobre as atividades que realizadas em tua escola.
ABraços, Cátia

Rosária disse...

Oi Adriana! Fiquei curiosa com relação a atividade da Reunião Pedagógica. Não imagino esta atividade na escola onde estou trabalhando. Como o filme foi apresentado? Quantas pessoas assistiram? Havia algum roteiro para discussão? E a aceitação??? Um abraço. Rosária

Luciene Sobotyk disse...

Adriana!
Consegui assistir á este filme que recomendaste...ADOREI!!!!Obrigada pela dica.Beijos,Luciene

Unknown disse...

ASSISTIR E RECOMENDO A TODOS CHOREI O FILME QUASE TODO !RS JAH ASSISTIR ELE VÁRIAS VEZES E SEMPRE CHORO!
ESTA ATÉ NO MEU BLOG RECOMENDANDO PARA TODOS O FILME ,AMEI VC ESTA DE PARABÉNS!ISSO QUE É UM FILME!MEUS PARABÉNS

Patricia Fernandes disse...

Olá Adriana, me interessei muito por esse filme e gostaria de exibi-lo em uma reunião pedagógica para os professores da escola a qual sou gestora. Gostaria que você meenviasse um roteiro de discussões ou atividades sobre o filme para aplicar nesta reunião.. o meu email é patfer2007@hotmail.com. Grata.