Continuando o projeto

Conversando com os alunos sobre o projeto dos cavalos, resolvemos então escrever sobre o que eles sabem e o que eles não sabem sobre o assunto. Saiu de tudo um pouco. Vejam:
O QUE SABEMOS:
  • Quando o cavalo come madeira está dor de barriga.
  • O cavalo come milho, capim, cenoura, alface, tomate, repolho, aipim, aufafa, ração e maçã.
  • Existem diversas raças de cavalo.
  • O cavalo sua quando corre muito rápido.
  • O cavalo mora na cocheira.
  • Existem cavalos nas cores preto, branco e marrom.
  • A idade do cavalo se vê pelos dentes.
  • O cavalo toma vacina anti-tetânica, quando pisa no prego.
  • O cavalo tem 4 patas.
  • Puxa carroça.
  • O cavalo tem medo das pessoas machucar ele, por isso morde.
  • Para galopar tem que por corda, senão ele corre.
  • Eles enxergam de longe.
  • O cavalo dorme em pé.
  • O cavalo usa ferradura com prego, é bravo.
  • A égua dá cria.
  • Quando ta com os cascos inchados é porque ta trocando de casco.
  • Quando a égua está prenha não pode fazer força, senão perde a cria.
QUEREMOS SABER:
  • De onde vem o cavalo­?
  • Por que o cavalo dá patada?
  • Comidas do cavalo?
  • Pode comer milho molhado?
  • Como se vê a idade do cavalo?
  • Por que o cavalo dorme em pé?
  • Qual injeção o cavalo deve tomar ?
  • É verdade que cavalo tem medo de boi?
  • Como dar banho no cavalo?
  • Como montar no cavalo?
  • Qual a raça que tem pintas marrons?
  • Quanto tempo vive um cavalo?
  • Como se sabe se o cavalo é macho ou fêmea?
  • Mais ou menos quanto tempo dorme um cavalo em 24 horas?
  • Quantos dentes têm um cavalo?
  • Quantos quilos pesa um cavalo adulto?
  • Quantas raças de cavalo existem no Brasil?
  • O cavalo é normalmente calmo?
  • Quantos ossos têm um cavalo?

Agora precisamos selecionar o que vamos pesquisar para elaborarmos a questão norteadora, para depois construirmos as dúvidas e as certezas. Será que é isso?

2 comentários:

Beatriz disse...

Adriana, já fizestes duas coisas. Uma delas, para desafiar os alunos, levantastes tudo que sabiam sobre cavalos. Não importa, ness momento, se o que sabem é ou não verdadeiro. Depois eles, levantaram perguntas, coisas que gostariam de saber. Foram muitas e diversificadas as perguntas.
O passo seguinte, seria os alunos analisarem todas as questões e tentar juntar as que tem alguma coisa que as une. Por exemplo,a 3ª e 4ª são do mesmo grupo: alimentação do cavalo. Outras estariam dentro de um grupo acerca da anatomia do cavalo: dentes, peso, ossos.. Outro grupo seria raças de cavalo e suas características; outro seria origem, idade, e assim por diante. Minha sugestão é botar todas as questões no quadro e começar a fazer aquele movimento, com eles, de junção de perguntas parecidas. Depois eles se distribuem nos grupos deperguntase formulam uma mais geral. E ai vão para o conhewcimento anterior e dúvidas.
Pode ser?
Um abraço
Bea

GLAUBER MORAES disse...

Estou passando no blogs para coletar sugestões para o estágio e a sua postagem está bem interessante, porque ela nos guia para o início de um trabalho com PA e arquiteturas pedagógicas que podemos acrescentar. Parabéns você é uma referência para mim!Muito obrigado, continue postando atividades assim de sala de aula que é muito interessante, vou me esforçar para faze-las também!!!